+55 31 3775-0709 | +55 31 9 9190-0151
Cuidados com a pele para incorporar à rotina na quarentena

5 cuidados com a pele na quarentena para manter o rosto jovem

Você já tem uma rotina de cuidados com a pele? Se não, provavelmente a sua desculpa é a falta de tempo, certo? Mas agora com a quarentena, essa desculpa não cola mais!

Nesse período de pandemia, no qual o isolamento social faz parte da nossa nova rotina, a maioria das pessoas está tendo mais tempo livre para fazer coisas que antes não tinham tanto tempo.

Ficar em casa não é fácil e, por isso, é muito importante cuidar também da saúde emocional. Dedique um tempinho do seu dia para cuidar de você e veja como seu corpo e sua mente serão beneficiados.

5 dicas de cuidados com a pele para incorporar à sua rotina na quarentena

Para te ajudar nessa missão de criar uma rotina de cuidados com a pele, separamos 5 dicas que você mesmo pode fazer em casa. Confira!

Mantenha a pele limpa

Na rotina de cuidados com a pele, mantê-la limpa é essencial para que ela fique saudável. Assim, você evita o acúmulo de poluentes e remove os agentes infectantes.

Principalmente no rosto, esse acúmulo pode levar à oclusão dos poros, o que favorece o aumento da oleosidade, o surgimento de cravos e espinhas e favorece o envelhecimento precoce.

Aproveite que você está em casa e lave o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite, assim, você estará removendo a oleosidade e as impurezas que, se acumuladas, não terão efeitos benéficos na sua pele.

Para realizar essa limpeza, opte por sabonetes adequados ao seu tipo de pele. Se a pele já é naturalmente mais oleosa ou mista, prefira sabonetes adstringentes, que removem melhor as impurezas e desobstruem os poros.

No caso de peles secas, escolha sabonetes mais hidratantes. Já para peles normais, o ideal são sabonetes com pH neutro.

Água micelar ou tônicos também ajudam nesse processo de limpeza e cuidados com a pele.

Faça esfoliação semanalmente

Fazer a esfoliação faz com que as camadas de células mortas da pele, que se encontram na camada córnea (última da pele), sejam removidas por agentes físicos, como cremes esfoliantes, por exemplo.

Esse processo é fundamental nos cuidados com a pele, pois estimula a renovação celular e circulação sanguínea, retirando o excesso de sebo acumulado nos poros e melhorando a textura da pele.

Caso você não tenha em casa produtos específicos para esfoliação, pode usar esfoliantes naturais (como açúcar cristal e sementes de frutas trituradas) junto com uma pequena quantidade de hidratante. Aplique a mistura, fazendo movimentos leves e circulares e depois enxágue.

Realizar a esfoliação uma vez por semana já é suficiente para deixar a pele com uma aparência mais saudável.

Mantenha a pele hidratada

Manter a pele hidratada é um passo essencial nos cuidados com a pele. Isso fará com que ela fique viçosa, não resseque, descame, envelheça precocemente ou cause outros problemas, como irritações ou infecções cutâneas.

Para realizar essa hidratação, use hidratantes específicos para o seu tipo de pele e para o corpo e rosto. Aproveite para se hidratar ao sair do banho, com a pele mais úmida a absorção dos nutrientes é mais fácil.

Se você tem a pele oleosa, não pense que não deve hidratá-la. A diferença é na escolha do produto, que deve ser oil free para não aumentar a oleosidade.

Com a intensificação da lavagem das mãos e o uso do álcool em gel, dê uma atenção especial na hidratação delas, para que não fiquem ressecadas e irritadas.

Uma boa ingestão de água também é fundamental para manter a pele e o organismo hidratados.

VEJA TAMBÉM: Rejuvenescimento da pele: saiba como o Raytrace ajuda a minimizar os sinais da idade

Use protetor solar

Se você acha que, só porque está ficando em casa, não precisa usar o protetor solar junto aos outros cuidados com a pele, está redondamente enganado.

As luzes de celulares, computadores e das lâmpadas também são nocivas para a pele. Por isso, manter a barreira protetiva através do uso do protetor solar é muito importante, mesmo estando em casa.

A exposição à radiação ultravioleta pode provocar diversas alterações como manchas, sardas, rugas, marcas de expressão e, pior ainda, causar doenças como câncer de pele, por exemplo.

Aplique o protetor solar de manhã e reaplique na hora do almoço e a tarde.

Faça máscaras faciais

Aproveite o tempo livre para usar alguma máscara facial após a esfoliação semanal. Elas são mais concentradas que os cremes e seus princípios ativos também estão em concentração maior, o que potencializa a sua ação nos cuidados com a pele.

Se você não tem nenhuma máscara na sua casa, pode fazer algumas caseiras mesmo. Abaixo vamos te dar 3 receitinhas fáceis e super eficientes.

  • Mel + iogurte: misture esses dois produtos até obter uma boa consistência para passar no rosto. O mel é um excelente hidratante, acalma a pele e contribui para a cicatrização. Já o iogurte contém ácido lático, um ótimo ativo para regenerar as células e hidratar;
  • Pepino: essa é ideal para quem tem a pele mais oleosa, pois é mais refrescante e adstringente. Corte duas rodelas do pepino e reserve para colocar nos olhos para suavizar as olheiras. Depois, bata o restante no liquidificador com um pouco de água, até obter a consistência de máscara. Pronto, agora é só passar no rosto;
  • Abacate: Amasse ¼ de um abacate e aplique no rosto! Ele possui vários óleos que são benéficos para a pele e por isso é um grande aliado.

Bem, essas são as nossas dicas para que você acrescente na sua rotina alguns pequenos cuidados com a pele durante essa quarentena, que podem ser realizados em casa mesmo. Mas lembre-se: qualquer irritação ou sinal diferente, procure seu dermatologista!

Informações do autor

Equipe Innove Med

Sem Comentários

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Open chat
💬 Precisa de ajuda?